PDCA é o acrónimo das palavras Plan, Do, Check, Act (em português: planear, implementar, controlar e agir). É um processo facilmente aplicável a todos os níveis de gestão (quer à gestão estratégica, quer à gestão operacional, à gestão financeira ou à gestão da qualidade), na medida em que aplica e interage os diversos conceitos de tempo:
- Planear implica fazer uma análise do passado, das tendências que se podem inferir, da análise da situação actual e, daí, lançar as metas para o futuro e definir as acções a implementar de forma a alcançar essas metas.
- Implementar consiste em aplicar diariamente as acções delineadas de forma a atingir as metas propostas.
- Controlar é uma tarefa que permite avaliar se a implementação das acções está a conduzir à concretização das metas estabelecidas e qual o hiato relativamente às mesmas.
- Agir implica actuar de forma a:
- Encetar medidas de forma a corrigir os desvios entre o planeado e o resultado da execução ou,
- Se necessário, redefinir metas se estas se mostram irrealistas.

Estes processos constituem um ciclo, na medida a que a um processo se sucede o outro, numa perspectiva de melhoria contínua.
Será nestes moldes que os artigos seguintes se enquadrarão, ou seja, cada artigo irá incluir uma etiqueta para melhor identificar a que parte do ciclo respeita